VÍDEO: Influenciadora morre arrastada por enxurrada após forte chuva em Uberlândia
24/11/2024
Jhei Soares Martins tinha 28 anos e estava com o marido quando o carro deles foi tomado pela água na madrugada deste domingo (24). Mulher morre arrastada por enchente após forte chuva em Uberlândia
Uma mulher de 28 anos morreu afogada após ser arrastada pela água da chuva registrada na madrugada de domingo (24) em Uberlândia. Jhei Soares era influenciadora e tinha mais de 60 mil seguidores nas redes sociais.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), essa é a primeira morte no estado em decorrência do período chuvoso.
Jhei estava com o marido na Avenida Rondon Pacheco quando o carro deles começou a alagar. O vídeo acima mostra a cena, gravada por uma mulher que estava em um restaurante na via e pede desesperadamente por ajuda.
"Pelo amor de Deus, alguém vem salvar esse casal. Olha aqui pra nós, respira, fiquem calmos, não vem agora".
As informações são de que Jhei foi arrastada por cerca de 300 metros e chegou a ser reanimada pelo marido e pelo Corpo de Bombeiros, mas acabou morrendo.
Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML), a vítima veio a óbito por afogamento e politraumatismo.
A Prefeitura informou que em um período menor do que 30 minutos, foram registrados quase 50 milímetros de precipitação concentrada somente na Avenida Rondon Pacheco, "o que classifica a situação como um temporal violento, com base nos dados coletados pelo sistema de estações meteorológicas da Defesa Civil do Município". Veja abaixo mais informações.
Conforme dados do setor de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os maiores índices de precipitação foram nos setores Norte e Leste, com acumulados máximos de 52mm e 50,3mm respectivamente, entre às 00h e 2h. Os menores índices foram no setor Oeste, 2,2 mm.
Ponto a ponto do vídeo:
Uma mulher filmou a cena em que mostrou o casal já do lado de fora do veículo deles;
Outro veículo aparece no vídeo, também sendo arrastado;
O veículo aparece praticamente em cima do carro do casal;
A mulher que gravou o vídeo entrou no estabelecimento para pegar uma escada, com o intuito de ajudar o casal, e quando voltou os dois não estavam mais na cena.
LEIA TAMBÉM:
Por que a Rondon Pacheco alaga com tanta frequência e o que pode ser feito para resolver o problema?
'Não parava de subir': advogado narra desespero após sair pela janela de carro arrastado pela enxurrada
VÍDEO: Motorista se agarra em árvore para não ser levado por enxurrada
Calmo, comerciante grava vídeo preso dentro de carro na enxurrada: 'Em segurança'
Casal fora do carro momentos antes da mulher ser arrastada
Reprodução
Jhei Soares Martins
Rede social
Temporal na Avenida Rondon Pacheco
A Prefeitura classificou o evento na Avenida Rondon Pacheco como "raro e intenso", conforme identificado pelo relatório do Instituto de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Foram registrados quase 50 milímetros de precipitação concentrada somente no local em um período menor do que 30 minutos, "o que classifica a situação como um temporal violento, com base nos dados coletados pelo sistema de estações meteorológicas da Defesa Civil do Município. A aproximação do evento localizado não foi captada previamente por satélites e radares".
Por meio de nota, a Prefeitura informou ainda que equipes atuam na sinalização, interdição, limpeza de vias, desobstrução de bueiros, vistoria de erosões no sistema água e esgoto, recolocação de tampas em poços de visitas, dentre outras ações.
Em relação aos danos no pavimento, a Prefeitura informou que foram iniciaram o processo de limpeza de mais de 20 pontos afetados na avenida.
"Os trabalhos de recomposição asfáltica ocorrerão o mais breve possível. Por fim, o Município destaca que, além dos projetos de captação de água da chuva em andamento, também estuda projeto para instalar um sistema de alerta sonoros na Rondon Pacheco, com objetivo de informar de forma célere a evacuação da via durante eventos atípicos e intempestivos".
Orientações Defesa Civil
"A Defesa Civil de Uberlândia orienta que, em eventos intensos e intempestivos, os cidadãos não façam tentativas de remoção de veículos das vias, enfrentando a força da água durante o curso de enxurradas e alagamentos. Além disso, orienta que aqueles que presenciem situações de risco em ocasiões como esta acionem imediatamente a Defesa Civil pelo 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190".
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas