Síndica de prédio avisou sobre vazamento de gás 45 minutos antes da explosão em MG
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Moradores foram avisados sobre vazamento de gás momentos antes de explosão
Reprodução/TV Integração
Prints de uma conversa mostram que a síndica do prédio onde ocorreu uma explosão seguida de incêndio na terça-feira (16), avisou aos moradores sobre o vazamento de gás às 13h09, ou seja, cerca de 45 minutos antes de moradores ouvirem o barulho. O apartamento onde a explosão ocorreu fica no bloco 1B de um condomínio no Bairro Shopping Park, em Uberlândia.
“Abre as janelas e nada de acender luzes por gentileza. Até resolver essa situação vou fechar a passagem de gás. Todos os blocos vão ficar sem gás, protocolo de segurança”, comentou a síndica, que preferiu não se identificar.
Às 13h55 moradores retornaram ao grupo no WhatsApp para perguntar sobre um barulho. No minuto seguinte a resposta: “Explosão”.
A moradora do apartamento teve 90% do corpo queimado. Ela foi levada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro São Jorge por outros moradores do condomínio.
No entanto, em seguida foi encaminhada em estado grave para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) pelo Corpo de Bombeiros.
O g1 tenta contato com a família da vítima para atualizar o estado de saúde dela.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Veja como ficou apartamento após explosão em Uberlândia
Danos generalizados na estrutura
De acordo com a Defesa Civil, a explosão causou danos generalizados nas alvenarias, portas, janelas de alumínio e vidro, rede hidráulica e elétrica. Eletrodomésticos, vestuários, gêneros alimentícios e demais objetos que se encontravam o interior do imóvel também foram consumidos pelas chamas após a explosão.
Nas imagens registradas por profissionais que estavam no local é possível ver o apartamento da jovem totalmente comprometido. A explosão foi tão forte que arrancou parte do teto do apartamento e afetou quase todos os imóveis do bloco. Veja o vídeo acima.
Nos demais apartamentos houve danos parciais nas alvenarias, portas, janelas e em móveis. O capitão da Defesa Civil, João Batista Afonso avaliou as unidades juntamente com o Corpo de Bombeiros e definiu pela interdição de todo o bloco por tempo indeterminado.
Interior do apartamento que ficou completamento destruído
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Segundo o capitão, os moradores passaram a noite de terça abrigados na casa de familiares e amigos.
"A previsão é de que eles possam retornar para o local daqui uma semana. Prazo para que as equipes de manutenção possam executar os reparos nas redes elétrica e hidráulica e de fornecimento de gás. Sendo restabelecidos com segurança esses serviços faremos nova vistoria para liberar o retorno das famílias aos seus apartamentos", explicou.
Ainda de acordo com João Batista será feita vistoria nos demais blocos, tanto de energia quanto estanqueidade.
🔍Um laudo de estanqueidade de gás é um documento técnico emitido por profissionais qualificados que atesta a segurança e a vedação de um sistema de distribuição de gás, confirmando a ausência de vazamentos por meio de testes específicos. Este laudo é fundamental para garantir a segurança de pessoas e propriedades, sendo exigido por normas técnicas e regulamentações, e deve ser realizado tanto após a instalação de novas tubulações quanto periodicamente.
Veja explosão que deixou mulher com 90% do corpo queimado em Uberlândia
LEIA TAMBÉM:
Pedido de casamento termina com apartamento em chamas após namorado deixar velas em cima da cama
Bebês gêmeos são resgatados após incêndio em condomínio
VÍDEO: Incêndios atingem três grandes áreas de Uberlândia
Moradores comentam momentos após explosão
À TV Integração, diversos moradores disseram que sentiram um tremor durante a explosão.
“Eu estava deitado quando ouvi a explosão, que foi muito forte. Fui avisado que tinha vazamento de gás e pediram para não ligar o gás, mas mesmo assim aconteceu a explosão. A sensação é muito ruim com tudo isso e eu não sei como vou ficar. Moro no bloco ao lado do que teve a explosão”, contou um dos moradores do condomínio de 6 blocos.
Outro contou que por sorte os familiares não estavam no local.
“Eu moro na rua de cima e a casa chegou a estremecer. Minha filha não estava em casa no momento e só viu na hora que chegou. Meu neto estava na escola. Disse que graças a Deus eles não ficaram feridos. Foi uma coisa muito feia”, relembrou uma vizinha.
A TV Integração teve acesso aos laudos de estanqueidade da rede de distribuição interna de gás combustível (GLP) e de vistoria do Corpo de Bombeiros do prédio, e ambos estão em dia.
Explosão em prédio deixa apartamentos danificados no Bairro Shopping Park
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas