Conheça as cidades mineiras que são as maiores produtoras de cana-de-açúcar, café, batata, alho e abacate do Brasil
21/09/2025
(Foto: Reprodução) Ao todo, cinco cidades lideram produção nacional em monoculturas.
TV Integração/Reprodução
Uberaba, Patrocínio, Perdizes e Rio Paranaíba são as maiores produtoras de cana-de-açúcar, café, batata-inglesa, alho e abacate do Brasil. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou o Valor Bruto da Produção (VBP) de Minas Gerais em 2024 no dia 12 de setembro.
O estado contribui com 11,1% do valor nacional da produção de alimentos, que é de R$ 783,2 bilhões,. De acordo com a pesquisa realizada pela Produção Agrícola Municipal (PAM) em Minas Gerais, em 2023 era o quarto do ranking com 9,9% produção brasileira. Com o resultado de 2024, Minas Gerais subiu da quarta para a terceira posição, superando o Paraná.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Região em primeiro lugar
As cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se destacaram na produção de monoculturas alcançando o primeiro lugar no país. Apenas em Minas Gerais, a produção de café arábica representa 68,1%, gerando R$ 34,7 bilhões para o estado, com Patrocínio se destacando como o principal município produtor.
🔍 Monocultura: É uma técnica agrícola que consiste em cultivar uma única espécie vegetal numa mesma área por um longo período de tempo, focando na produção em larga escala e na maximização da eficiência.
Em relação à produção de cana-de-açúcar, Minas Gerais ocupa a segunda posição, respondendo por 11% da produção nacional, sendo Uberaba o principal produtor do Brasil. Ainda no estado, a batata-inglesa se destaca também em primeiro lugar, correspondendo a 34,3% da produção do Brasil, com Perdizes sendo o maior produtor no país.
Minas Gerais também é o maior produtor de alho do Brasil, sendo responsável por 50% da produção nacional. Rio Paranaíba é responsável por 24,1% do total. A cidade também é a maior produtora de abacate, deixando Minas em segundo lugar.
LEIA TAMBÉM:
Veja quais são as cidades mais ricas do agronegócio no Triângulo e Alto Paranaíba
Método usa câmera termográfica para acompanhar reprodução de Zebus
ExpoQueijo 2025: Queijo mineiro conquista 'Super Ouro' pela primeira vez
Uberaba é líder nacional em produção de Cana-de-açúcar
Claudia Assencio/g1
VEJA TAMBÉM: Produtores investem na irrigação por pivô
Produtores investem na irrigação por pivô
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas